De todos os tipos de imóveis, excetuando-se os residenciais, as garagens e estacionamentos são os mais propensos à ocorrência de crimes, não apenas contra as pessoas mas também contra a propriedade privada.
Um Shopping Center típico requer uma área de estacionamento 1,5 vezes maior do que sua área de lojas.
Em um dia movimentado, 10.000 pessoas podem estar circulando pelas lojas, mas apenas uma pequena fração estará no estacionamento. Isto fortalece a idéia de que um indivíduo possa estar isolado em uma área de estacionamento, o que contribui para atrair pessoas mal intencionadas e criminosos.
Foto aérea do Barra Shopping Sul, Porto Alegre, RS.
Além da enorme área abrangida, outras características que tornam os estacionamentos propensos ao crime:
- os carros estacionados proporcionam locais para que criminosos se escondam;
- muitos estacionamentos são abertos ao público;
- um indivíduo mal intencionado que pretende arrombar um carro não é facilmente reconhecido pelas pessoas comuns.
Garagens e estacionamentos bem projetados e que atendam aos princípios básicos da Prevenção do Crime Através da Arquitetura Ambiental (PC3A), oferecem segurança tanto para as pessoas como para os veículos ali estacionados.
A obtenção de segurança em garagens e estacionamentos deve ser focada nos seguintes aspectos:
---------------------
10 Dicas de PC3A para garagens e estacionamentos:
1.Visibilidade: escadas devem ser visíveis e não fechadas entre paredes.
2. Visibilidade: elevadores também devem estar próximos à entrada principal e posicionados de forma que ao abrirem as portas possibilitem ver seu interior com facilidade.
3. Visibilidade: substituir paredes por grades, alambrados e outros tipos de divisórias que aumente a visibilidade.
4. Legibilidade: os acessos, escadas, elevadores, etc., devem ser bem definidos e sinalizados. Faixas de pedestres, locais de estacionamento, direções obrigatórias, etc. devem ser bem sinalizados com pinturas no chão.
5. Legibilidade: garagens devem ser pintadas com cores claras e reflexivas, aumentando a legibilidade do ambiente.
6. Controle de Acesso: as entradas de pedestres devem ser posicionadas próximas as entradas de veículos.
7. Controle de Acesso: Com respeito ao número de E/S, o ideal é que se tenha apenas UMA ENTRADA e UMA SAÍDA.
8. Territorialidade: O controle perimetral deve canalizar as pessoas para a entrada/saída correta. Para tanto, pode-se utilizar: alambrados, mudanças de nível, ajardinamentos, outros obstáculos arquitetônicos.
9. Gerenciamento: manter o ambiente sempre limpo, incluindo as paredes e pilares, que devem ser claros e reflexivos. Manter sempre bem manutenidos os equipamentos de CFTV e as luminárias.
10. Gerenciamento: Locais de estacionamento públicos e privados devem ser bem diferenciados e, de preferência, separados fisicamente. Em princípio, o horário de funcionamento deve atender ao horário comercial local, com fechamento e segurança garantida nos demais horários, dependendo do caso.